O câncer de bexiga se origina quando há crescimento de células malignas na parede da bexiga, que está em contato direto com a urina. Este tipo de câncer é mais comum em homens do que em mulheres.
As causas do câncer de bexiga podem ser tabagismo; infecção crônica na bexiga; produtos químico como corantes, borracha ou pesticidas; e toma de remédios com ciclofosfamida ou arsênico. Os fatores de risco que aumentam a chance de aparecimento do câncer de bexiga são idade acima dos 40 anos, ser homem, trabalhar diretamente com produtos tóxicos e ter antecedentes familiares de câncer na bexiga.
O câncer de bexiga tem cura se for diagnosticado cedo e o seu tratamento for iniciado logo que possível, evitando que o câncer se desenvolva e atinja outros órgãos.
Sintomas do câncer de bexiga
Os sintomas do câncer de bexiga podem incluir:
- Dor a urinar;
- Sangue na urina;
- Dor no fundo da barriga;
- Aumento da necessidade de urinar;
- Urgência em urinar;
- Incontinência urinária;
- Fadiga;
- Perda de peso.
Estes sinais e sintomas do câncer de bexiga não são específicos desta doença, podendo estar presentes em casos de infecção na bexiga, tumores benignos ou pedras na bexiga, sendo importante consultar o médico urologista na presença de algum destes problemas.
O câncer de bexiga em homens pode muitas vezes ser confundido com câncer de próstata, por ter sintomas semelhantes, mas muitas vezes é uma das causas para o aparecimento de câncer na próstata.
Diagnóstico do câncer de bexiga
O diagnóstico do câncer de bexiga pode ser feito por: exame físico pelo médico urologista; exame à urina para detetar presença de sangue ou células cancerígenas; ultrassonografia, ressonância ou tomografia computadorizada para observar a bexiga; e citoscopia que consiste na introdução de um tubo fino pela uretra para observar o interior da bexiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário