O câncer no fígado é um tipo de câncer que nem sempre tem cura e pode levar à morte. Ele geralmente tem início no revestimento dos canais biliares do fígado ou da vesícula biliar e causa sintomas como uma intensa dor abdominal, localizada no lado direito do abdômen. Sua taxa de sobrevida ronda os 5 anos em menos da metade dos casos, mas isso depende do tipo de câncer.
Radioterapia, quimioterapia, cirurgia e transplante do órgão são as hipóteses de tratamento para o câncer de fígado.
Como identificar o Câncer de Fígado
Para identificar o câncer de fígado, o médico deve realizar exames de raio x de abdômen, tomografia computadorizada, ressonância magnética e, se houver suspeita, biópsia do tecido do fígado para comprovar a existência de células cancerígenas no órgão.
Sintomas de câncer no fígado
Os sintomas que levam à suspeita de câncer no fígado envolvem o comprometimento geral do estado de saúde e:
- Grande massa localizada na região superior direita do abdômen
- Dor abdominal
- Icterícia
- Anorexia
- Emagrecimento
Quando o câncer é detectado precocemente, o tumor pode ser removido cirurgicamente. Mas, na maioria dos casos, o câncer de fígado só é descoberto numa fase avançada, diminuindo as suas chances de cura.
Causas do Câncer de Fígado
Os indivíduos com colite ulcerativa e com colangite esclerosante de longa duração podem desenvolver um câncer no fígado mais facilmente do que os indivíduos saudáveis.
Outras possíveis causas do desenvolvimento do câncer de fígado são o alcoolismo, má alimentação e abuso de medicamentos.
Como tratar o câncer de fígado
Para o tratamento do câncer de fígado, indica-se a remoção da área afetada, quando ele é descoberto precocemente e, quando isto é viável, radioterapia e quimioterapia. Em alguns casos, o transplante de fígado pode ser a única chance de salvar a vida do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário