O câncer de peritônio é um tipo raro de tumor que surge no tecido que reveste toda a parte interna do abdômen e seus órgãos, provocando sintomas semelhantes aos do câncer nos ovários, como dor abdominal, náuseas e barriga inchada, por exemplo.
Geralmente, o câncer de peritônio é mais frequente nas mulheres ou em pacientes que possuem câncer em outros órgãos abdominais e, por isso, pode pode ser dividido em 2 tipos:
- Câncer de peritônio primário ou mesotelioma: quando as alterações celulares ocorrem nele primeiramente;
- Câncer de peritônio secundário ou carcinomatose: quando o câncer surgiu devido a metástases de câncer noutros órgãos.
O câncer de peritônio tem cura através de quimioterapia e cirurgia, especialmente quando o câncer ainda não se espalhou para outros órgãos, como pulmões ou fígado.
Sintomas de câncer de Peritônio
Os sintomas do câncer de peritônio incluem:
- Inchaço do abdômen, também conhecido como ascite;
- Dor abdominal;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Cansaço e mal-estar geral;
- Falta de apetite;
- Dificuldade na digestão dos alimentos;
- Perda de peso sem causa aparente.
O diagnóstico do câncer de peritônio pode ser feito pelo clínico geral através de exames de sangue, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou laparoscopia abdominal.
Tratamento para câncer do Peritônio
O tratamento para câncer do peritônio deve ser orientado por um oncologista e, normalmente, é iniciado com a cirurgia para retirada do tumor. No entanto, na maioria dos casos, não é possível retirar todo o tecido afetado e, por isso, pode ser necessário utilizar quimioterapia ou radioterapia para eliminar as restantes células cancerígenas do abdômen.
Nos casos mais graves, em que o câncer de peritônio se encontra em fase terminal, outros órgãos, como rins, bexiga e intestinos também são afetados, sendo que a sobrevida do paciente é bastante reduzida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário